+351 21 882 3990
EN PT

Novidades

Estudo EUIPO sobre a utilização do sistema de PI

28 Março 2017
Estudo intitulado "Cidadãos Europeus e Propriedade Intelectual: Percepção, Tomada de consciência e Comportamento", encomendado pela EUIPO em 2013 para analisar as atitudes dos cidadãos Europeus em relação à PI, o grau a que os cidadãos europeus respeitam estes direitos e o conceito como um todo, foi agora publicado.

Este novo estudo, realizado em 2016, apresenta uma análise atualizada e faz uma comparação com os resultados do estudo de 2013, com base num novo levantamento quantitativo e numa revisão da literatura. Abrange a população das respetivas nacionalidades dos Estados-Membros da UE e os residentes de cada um dos 28 Estados-Membros de idade igual ou superior a 15 anos.

No total, foram realizadas 26 555 entrevistas. 80% do questionário era semelhante ao estudo de 2013, a fim de permitir comparações com os resultados de 2013 e, deste modo, identificar tendências. Foram incluídas novas perguntas com vista a uma análise mais aprofundada das perspetivas reveladas pela pesquisa de 2013 e ao acompanhamento da sua evolução.

Através deste novo estudo verificou-se ainda um aumento generalizado, não só quanto ao apoio por parte dos cidadãos da EU aos direitos de propriedade industrial, como também uma crescente utilização legal do digital.

Pode consultar a notícia no portal do INPI aqui, consultar a versão resumida em língua portuguesa aqui ou consultar toda a informação disponível sobre este estudo na página do portal da EUIPO aqui.