+351 21 882 3990
EN PT

Patentes

Sugerimos a melhor e mais eficaz via de protecção da invenção. Assistimos os nossos clientes na preparação e elaboração de toda a documentação necessária para os pedidos de patentes e de modelos de utilidade, quer a nível nacional, quer no âmbito da Patente Europeia ou do PCT, e acompanhamos o desenvolvimento de todo o processo.

Patente

É o título de propriedade industrial que protege as invenções novas, que impliquem actividade inventiva e sejam susceptíveis de aplicação industrial. As patentes concedem um direito exclusivo de exploração de uma invenção num determinado território e durante um período de tempo limitado.

Patente Nacional

A protecção conferida limita-se ao território nacional.

Patente Europeia

Título único conferido pelo Instituto Europeu de Patentes que pode ser validado em 38 países que actualmente fazem parte da Convenção da Patente Europeia.

Patente no estrangeiro

Patente obtida mediante pedido apresentado directamente junto da autoridade competente da jurisdição estrangeira em causa.

Patente via PCT

Patente pedida através da via PCT, que significa Patent Cooperation Treaty. Através de um único pedido, apresentado junto da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, a possibilidade de obter protecção em 148 países é facilitada.

Modelo de Utilidade

Título de propriedade industrial que protege as invenções novas, e em que o critério de actividade inventiva não é tão exigente, bastando por vezes a existência de uma vantagem técnica. A sua concessão obedece a critérios menos exigentes que os da patente e a um procedimento administrativo mais simplificado e célere.